Aguarde, carregando...

Consórcio CID CENTRO impulsiona Agroindústrias da Região para Comercialização via SISBI e SUSAF


Sexta-feira, 22 de Março de 2024

Em um esforço conjunto para promover o desenvolvimento econômico e fortalecer a produção agroindustrial na região, o Consórcio CID CENTRO tem sido fundamental na articulação e suporte aos empreendimentos locais que buscam expandir sua comercialização, especialmente através dos selos de qualidade SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e SUSAF (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

Recentemente, o Médico Veterinário Carlos Eduardo (CADU) realizou visitas estratégicas nos municípios consorciados, como Jardim Alegre, Rio Branco do Ivaí, Iretama e Manoel Ribas, com o objetivo de identificar e analisar os empreendimentos em processo de desenvolvimento, visando às adequações necessárias para a entrada e expansão das agroindústrias no mercado de produtos de origem animal.


Destaque em Rio Branco do Ivaí: Queijaria Rancho Zulian

Uma das visitas foi à propriedade da produtora rural Lilian Clara de Souza, que está em processo de registro de seu estabelecimento junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. A queijaria, denominada Rancho Zulian, impressionou autoridades e especialistas locais com sua proposta diferenciada de produção de queijos, incluindo variedades como queijo brie e queijo colonial.

A mesma recebeu em sua propriedade autoridades apoiadoras da execução de sua queijaria, denominada Rancho Zulian. Entre elas o prefeito municipal Pedro Taborda Desplanches, o coordenador no Serviço de Inspeção Municipal Médico Veterinário Marcos Marinho, a Chefe da SEAB regional de Ivaiporã Médica Veterinária Vitória Holzmann, a Gerente Regional de Ivaiporã da ADAPAR Médica Veterinária Maria Andreola, o Médico Veterinário do Deagro da SEAB regional de Ivaiporã Carlos Eduardo, representante do IDR-PR regional de Ivaiporã Jairo Brietzke.

"A Queijaria Rancho Zulian possui uma proposta diferenciada de produção de queijos que fogem do convencional, a exemplo do queijo brie e do quejo colonial, produtos com tempo de maturação e processo de elaboração que conferem sabores especiais" . Comentou o Médico Veterinário responsável pelo SIM/POA Marcos Marinho.

A presença de representantes de órgãos de inspeção sanitária e apoio técnico, demonstra o apoio e reconhecimento à iniciativa de Lilian Clara. O estabelecimento, além de servir como exemplo para outros produtores da região, tem potencial para alcançar o mercado estadual, após adesão ao SUSAF-PR.


Suporte Técnico e Incentivos Financeiros

Destaca-se o papel fundamental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) no auxílio à elaboração de projetos técnicos e na obtenção de recursos para investimentos. Com o apoio do BRDE e do PRONAF MAIS ALIMENTOS, através do Banco do Agricultor Paranaense e da Cooperativa de Crédito Cresol, os empreendedores locais têm acesso a financiamentos vantajosos para o desenvolvimento de suas agroindústrias.


Diversificação e Inovação em Manoel Ribas: Granja de Ovos Caipiras

Outro destaque é a iniciativa da produtora Maria Dolores Garcia Alves, em Manoel Ribas, que busca implementar uma agroindústria de produção de ovos caipiras para diversificar sua produção. Inspirada pela visita à Granja OVOS DA VERA, em Jardim Alegre, Maria Dolores busca aprimorar seu conhecimento e estrutura, visando obter a chancela SISBI através do Consórcio CID CENTRO.

"A propriedade da Vera foi a primeira granja indicada pelo CID CENTRO a estar apta a chancela SISBI para o escopo de ovos, e que esta servindo de exemplo para vários empreendedores da região" relata o Medico Veterinário CADU.

A médica veterinária Alexandra, RT da agroindústria, destaca que a UB de ovos já esta em fase final de regularização junto ao SIM/POA e que a ideia e realizar a solicitação da chancela SISBI através do consórcio CID CENTRO. "A adesão ao SISBI é uma possibilidade real, que depende somente de algumas adequações nos Programas de Auto Controle (PAC)" complementa Alexandra.

A regularização junto ao SIM/POA é um passo crucial, ressaltado pelo Médico Veterinário Osny, responsável pelo serviço no município. "Os produtos inspecionados tem a garantia de qualidade, tendo o acompanhamento técnico para toda fase de produção, garantido um produto de excelência sanitária, promovendo a segurança alimentar para a população".


Desenvolvimento Agroindustrial em Iretama: Unidade de Beneficiamento de Ovos em Ascensão

Em Iretama, a iniciativa de fortalecimento da produção agroindustrial também ganha destaque com a estruturação de uma Unidade de Beneficiamento de Ovos. Os técnicos do SIPOA CID CENTRO, representados pelo Médico Veterinário Carlos Eduardo (CADU) e pela Médica Veterinária Lilian Anzolim, visitaram a propriedade onde está sendo desenvolvida essa estrutura, sendo recebidos pelo proprietário Vagner. A presença dos representantes do consórcio, acompanhados pela responsável pelo SIM/POA de Iretama, a Médica Veterinária Neuziele, foi recebida com gratidão pelo produtor local.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 200 aves, com o objetivo inicial de atender à demanda municipal e expandir gradualmente, visando à certificação com a chancela SISBI." A principio a unidade será registro no SIM/POA de Iretama, mas o foco maior é a chancela SISBI, que irá ser solicitada para o consórcio CID CENTRO, assim que as documentações pertinentes estiverem adequadas". acrescentou Neuziele.

O M.V Carlos Eduardo parabenizou o município, em especial a M.V Neuziele pelo empenho em ajudar os produtores/empreendedores no desenvolvimento dos projetos de suas agroindústrias, nas palavras dele "É possível observar que o SIM de Iretama não é aquele 'punho de ferro' que esta ali somente para fiscalizar e cobrar, da para ver uma parceria entre o poder publico e o empreendedor que, gera frutos para o desenvolvimento do município".

Lilian, Diretora Coordenadora do SIPOA, parabenizou todos os envolvidos no projeto e ressaltou que o Consórcio CID CENTRO já possui escopo para ovos e pescados, estando em processo de adequação para solicitar ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) escopos relacionados à carne, leite e mel. Ela também enfatizou que o consórcio possui a chancela SUSAF, permitindo que os estabelecimentos comercializem seus produtos em todo o estado do Paraná.


Promovendo a Diversificação em Jardim Alegre: Agroindústria de Produção de Ovos

No município de Jardim Alegre, o Médico Veterinário Cadu visitou a propriedade da Solange, que está em processo de desenvolvimento de uma agroindústria voltada para a produção de ovos. A mesma compartilhou que, após 14 anos dedicados à produção de tomates em estufa, a família está buscando diversificar suas atividades agrícolas através do investimento em galinhas poedeiras.

Para ela, a decisão de investir nesse setor surgiu da necessidade de garantir a continuidade da família na área rural, especialmente considerando o interesse de sua filha em agregar valor à produção da propriedade. A unidade de beneficiamento de ovos foi a escolha da família como uma forma de ampliar a produção e aumentar a renda.

" O importante é que a Solange pode solicitar a chancela SISBI, devido ao fato do município de Jardim Alegre ser consorciado ao CID CENTRO, o qual possui equivalência no escopo de ovos" complementa o M.V Carlos Eduardo.

Essa iniciativa não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para a diversificação da produção agrícola e para a sustentabilidade da área rural. O apoio do CID CENTRO e o empenho dos produtores são exemplos claros do potencial de crescimento e desenvolvimento da região.


Conclusão: Fortalecendo a Produção Agroindustrial Regional

O cenário descrito nos diversos municípios consorciados ao CID CENTRO reflete um movimento vigoroso em prol do fortalecimento da produção agroindustrial regional. Através de iniciativas empreendedoras e apoio técnico especializado, produtores como Lilian Clara, Maria Dolores, Vagner e Solange estão transformando suas propriedades em polos de inovação e excelência.

A diversificação de atividades, como a implementação de queijarias, unidades de beneficiamento de ovos e outras agroindústrias, não apenas promove o desenvolvimento econômico local, mas também garante a continuidade e sustentabilidade das comunidades rurais. A adesão aos selos de qualidade SISBI e SUSAF amplia significativamente o alcance desses empreendimentos, permitindo que seus produtos conquistem mercados mais amplos e exigentes.

O papel do CID CENTRO, aliado a instituições como o SIM/POA e o IDR-PR, é fundamental nesse processo, proporcionando suporte técnico, acesso a recursos financeiros e articulação para a obtenção de certificações. Essa parceria entre produtores, poder público e instituições demonstra um compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável, a qualidade dos produtos e a segurança alimentar da população.

O futuro da produção agroindustrial na região é promissor, impulsionado pelo trabalho árduo, criatividade e determinação dos agricultores e empreendedores locais. Com o apoio contínuo das entidades envolvidas, a tendência é de crescimento e prosperidade, consolidando o CID CENTRO como um polo de excelência na produção agroindustrial do estado do Paraná.


Galeria de Fotos


Últimas Notícias



SYSTEM NET soluções web e informática

versão 1.1

Atualizado em: 25/04/2024

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade